Regulamento

1. OBJETIVO:

- Apontar o(a) Campeão(ã) Municipal Absoluto de Xadrez da cidade de Paulo Afonso/BA no ano de 2012;
- Confraternizar os enxadristas de Paulo Afonso e região;
- Difundir a prática do xadrez pensado e de anotação de partidas;
- Apontar os enxadristas classificados para o Supercampeonato Municipal de Xadrez 2012 (campeões das categorias ABSOLUTO, FEMININO, SUB-12 e SUB-18).

2. REGULAMENTO:

a) A competição será realizada em 3 fases, sendo que as duas primeiras serão eliminatórias e no sistema Shuring com 61 minutos de tempo de reflexão total (knock-out). A terceira fase (fase final) será disputada em torneio único no formato suiço em 5 rodadas com 61 minutos de tempo de reflexão total (knock-out).

i - O número mínimo de enxadristas será de 20 (vinte) e o número máximo será de 50 (cinquenta) enxadristas;

ii - A primeira fase será dividida em grupos de no máximo 10 jogadores e mínimo de 6 jogadores. 

iii - A forma de divisão dos grupos nas duas primeiras fases, obedecerá os seguintes critérios:

- Serão considerados jogadores cabeças-de-chave, na primeira fase, os primeiros colocados no Campeonato Municipal Absoluto de Xadrez 2011 e os demais jogadores serão definidos mediante sorteio na rodada de inauguração da competição;

- Na segunda fase, os enxadristas primeiros colocados na fase anterior serão considerados jogadores cabeças-de-chave e os demais jogadores definidos mediante sorteio. Havendo nesta fase, número de grupos inferior à fase anterior, os jogadores cabeça-de-chave serão definidos pelos critérios de maior número de pontos conquistados na primeira fase e em seguida, o maior número de vitórias conquistadas. Na hipótese de haver novo empate, sorteio.


iv - Caso o número de jogadores inscritos na primeira fase seja inferior a 21 (vinte e um), a competição será disputada em apenas 2 fases, sendo a primeira, eliminatória no formato Shuring e a segunda (fase final) no formato suiço.

v - As partidas serão disputadas em dias e locais a serem divulgados previamente e para cada encontro, os jogadores deverão estar presentes, onde disputarão no máximo duas partidas nas etapas eliminatórias. 


vi - As partidas da etapa final da competição serão disputadas em dois dias consecutivos com datas a serem divulgadas previamente.


b) O(A) campeão(ã) Municipal Absoluto de Xadrez 2012 será o(a) enxadrista que somar maior número de pontos na etapa final da competição (torneio suiço), sendo atribuido 1,0 ponto ao vencedor de cada partida, 0,5 ponto para ambos os jogadores de cada partida caso ocorra empate e 0,0 ponto ao perdedor de cada partida. Importante observar o ítem "g" a seguir.

i - A fase final da competição será disputada entre os enxadristas classificados anteriormente e não poderá ter mais que 16 (dezesseis) jogadores e número inferior a 12 (doze) jogadores.

ii - Em caso de empate nas duas primeiras fases (fases eliminatórias), serão aplicados os seguintes critérios de desempate:

1º) Confronto Direto (caso o empate seja apenas entre dois jogadores);
2º) Número de Vitórias; 
3º) Sonnenborg Berger;

4º) Koya

5º) Persistindo o empate, será disputada uma partida de desempate, com tempo de reflexão de 15 minutos (k.o.), sendo que a cada lance irregular (caso aconteçam) serão acrescentados ao tempo do(a) adversário(a) 2 minutos e se decorrido o terceiro lance irregular de um dos(as) jogadores(as), o adversário(a) deste(a) será declarado(a) vencedor(a) da partida.

iii - Os critérios de desempate na fase final serão os seguintes:
1º) Confronto Direto
2º) Número de Vitórias
3º) Milésimos Totais (Buchholz Totais);
4º) Milésimos Medianos (Medianos Buchholz);
5º) Sonnenborg Berger;
6º) Maior número de partidas com peças pretas;
7º) Persistindo o empate, será disputada uma partida de desempate, com tempo de reflexão de 15 minutos (k.o.), sendo que a cada lance irregular (caso aconteçam), serão acrescentados ao tempo do(a) adversário(a), 2 minutos e se decorrido o terceiro lance irregular de um dos(as) jogadores(as), o(a) adversário(a) deste(a) será declarado(a) vencedor(a) da partida.

c) O Comitê de Apelação e Disciplinar será constituída conforme definido no Artigo 5º, a seguir.

d) O emparceiramento deverá ser feito por intermédio do software “Swiss Perfect” e será divulgado para as duas primeiras fases, na íntegra no site da Liga de Xadrez Paulo Afonso-XPA e do Paulo Afonso Xadrez Clube-PAXC e a ordem das rodadas deverá ser cumprida para evitarem problemas futuros na pontuação e/ou classificação.

e) Havendo, número de jogadores inferior a 20 (vinte) na competição, o formato da competição será definido no congresso técnico antes de iniciada a primeira rodada.

i - os modelos de confrontos serão definidos conforme exemplos abaixo:


f) Nos emparceiramentos, ao lado do nome do enxadrista serão divulgados, a cada rodada, os pontos que ele tem. Eventuais incorreções deverão ser reclamadas à comissão organizadora da competição imediatamente antes de iniciada a próxima rodada.

g) Será eliminado do campeonato o(a) enxadrista que não comparecer a três rodadas, alternadas ou consecutivas.


i - Caso um competidor(a) não possa participar de uma partida na data definida, será declarado(a) vendedor(a) o(a) seu(sua) adversário(a) e a este(a) será observado a simbologia (+) e ao(à) derrotado(a) a simbologia (-). Esta simbologia não valerá para os critérios de desempate (Sonnenborg Berger e número de vitórias) mas valerá para computar pontuação à vitória (1,0 ponto) e à derrota (0,0 ponto).

ii - É proibido distrair ou perturbar o adversário de qualquer maneira, aí incluídos oferecimento de empate repetidas vezes e/ou reclamações sem cabimento.

iii - É expressamente proibido opinar na partida alheia. Serão aplicadas as leis da FIDE.

h) Cada jogador terá 61 minutos de tempo de reflexão para realizar todos os seus lances.

i) É obrigatória a anotação das partidas por ambos os competidores e a planilha para anotação estará à disposição dos(as) enxadristas, para download, no site da Liga de Xadrez Paulo Afonso ou serão disponibilizas cópias aos mesmos. Após finalizada a partida, ambos os jogadores deverão entregar assinadas suas planilhas de anotação ao árbitro.

§ 1º - Caso um dos enxadristas esteja impossibilitado de anotar caberá à arbitragem definir se uma pessoa de fora da competição anotará ou, em comum acordo entre os dois enxadristas, ambos definam que apenas um deles anotará. Neste caso, aplica-se o parágrafo seguinte.


§ 2º - Se na impossibilidade de um dos enxadristas anotar, ficar decidido entre ambos que apenas um jogador anotará, a este, será acrescido um tempo de 15% ao tempo total de reflexão, ou seja, seu tempo total de reflexão passará a ser de 70 minutos. O outro enxadrista permanecerá com seu tempo de reflexão inalterado.


§ 3º -  Não será permitido que ambos os jogadores fiquem sem anotar suas partidas. Acontecendo esta situação, cabe à arbitragem designar um anotador para a partida.

j) As regras da FIDE serão aplicadas a tudo relacionado à presente competição, desde que não contrariem este regulamento.

k) Os competidores deverão zelar pelo bom andamento da competição e pela lizura das decisões e resultados durante a mesma, de forma que esta ocorra com honestidade e transparência. O respeito às regras da competição, às Leis da FIDE que regem o xadrez competitivo e, principalmente, ao adversário, deve ser sempre observado por todos os jogadores, uma vez que, acima de tudo, esta competição serve também, para aproximar mais os enxadristas e contribuir para a elevação do xadrez em níveis locais e regionais, promovendo-o enquanto esporte, arte e ciência.


l) É imprescindível que os enxadristas participantes estejam com a anuidade FBX em dia para o ano de 2012, tendo vista que esta competição é oficializada por aquela entidade e a fase final valerá Rating FBX 2012.

m) Para a definição dos melhores enxadristas nas categorias SUB-12, SUB-18 e FEMININO, serão adotados os seguintes critérios:


i - Primeiramente a definição se dará pelos melhores colocados na fase final da competição (3ª Fase - formato suiço), obedecendo a ordem decrescente de pontuação da mesma;


ii - Não havendo enxadristas destas categorias entre os finalistas, ou não havendo número suficiente de jogadores para que sejam definidos todos(as) os(as) premiados(as) conforme ítem 7 a seguir, serão observadas as classificações na 2ª fase (fase de grupos), mediante classificação dentro dos grupos. 

§ 1º - Havendo empate em pontos entre dois enxadristas que ficarem em grupos diferentes na 2ª fase, onde não será possível a adoção dos critérios de desempate já definidos na competição, será necessária disputa de partida extra entre ambos, com tempo de reflexão de 61 minutos (k.o.) e havendo empate, nova partida de 15 minutos (k.o.) e caso persista empate, a definição do melhor entre os dois será por sorteio.


§ 2º - Havendo empate em pontos entre três ou quatro jogadores que ficarem em grupos diferentes na 2ª fase, onde não será possível a adoção dos critérios de desempate já definidos na competição, será realizada competição paralela no formato Shuring entre estes jogadores, nas mesmas datas que será disputada a fase final. Neste caso, a classificação final da(s) categoria(s) será determinante para definição dos(as) premiados(as).

iii - Caso os(as) enxadristas presentes na 2ª fase da competição não definam a premiação completa dentro das categorias SUB-12, SUB-18 e FEMININO os mesmos critérios adotados no ítem anterior serão aplicados para os jogadores na 1ª fase da competição. 

n) Este regulamento deverá ser aprovado (ou alterado caso necessário) por maioria simples de votos entre os competidores presentes no congresso técnico, previsto para acontecer antes de iniciada a primeira rodada da competição (primeiro encontro dos enxadristas para os jogos). 

i - Não serão permitidas alterações posteriores ao regulamento após o mesmo ser aprovado.


3. CATEGORIAS:

ABSOLUTO: jogadores nascidos antes de 01/01/1994.
SUB-12: jogadores nascidos após 01/01/2001.
SUB-18: jogadores nascidos entre 01/01/1994 e 31/12/2000.
FEMININO: jogadoras, independente da idade, que participarem da competição estarão disputando o título de campeã municipal 2012 de xadrez absoluto.

4. INSCRIÇÃO:

Os jogadores poderão inscrever-se até o limite de 5 (cinco) dias que antecedem o início da primeira rodada, conforme a divulgação dos folderes do evento, e terão um custo único de R$ 15,00 (quinze reais).

O pagamento da inscrição poderá ser efetuada mediante depósito bancário ao Banco do Brasil S.A., agência 4225-0 e conta corrente nº 40.000-9, ou diretamente aos membros da diretoria do XPA, senhores Valdimir Devos, Caio E. Vieira ou Luiz Carlos Melo Filho.

A inscrição antecipada poderá ser efetuada diretamente no e-mail do Xadrez Paulo Afonso-XPA: xadrezpauloafonso@yahoo.com.br e deverá conter as seguintes informações: NOME COMPLETO, DATA DE NASCIMENTO (no formado dd/mm/aaaa) e ID FBX.

A inscrição também poderá ser efetuada diretamente aos membros da Comissão Organizadora da Competição.

5. COMITÊ DE APELAÇÃO E DISCIPLINAR:

Deverá ser constituído antes do início da competição e será composto pelo Presidente e Diretor de Esportes da Liga de Xadrez Paulo Afonso e mais 3 membros escolhidos entre os enxadristas participantes.

Quem desejar recorrer de uma decisão de arbitragem e/ou da Comissão Organizadora da Competição deve apelar a este Comitê, por escrito (ou por e-mail: xadrezpauloafonso@yahoo.com.br), em um prazo máximo de um dia após decorrida a partida em que se verificou o fato, juntando a importância de R$ 100,00 (cem reais), que será devolvida caso o recurso seja deferido.

A decisão do Comitê de Apelação e Disciplinar será final e a ela não cabe mais qualquer recurso.


6. COMISSÃO ORGANIZADORA DA COMPETIÇÃO:

A Comissão Organizadora da Competição será composta pelos membros da diretoria da Liga de Xadrez Paulo Afonso: Presidente, Vice-presidente, Tesoureiro e Diretor de Esportes e mais um membro escolhido dentre os competidores participantes do campeonato.

a) A hierarquia de responsabilidades e trabalho dos membros na comissão, será respeitada conforme a hierarquia da Diretoria da Liga de Xadrez Paulo Afonso e caso seja necessária a saída de qualquer membro da mesma, este deverá ser substituido por um competidor escolhido pela maioria e a nova ordem hierárquica será definida conforme segue:

i - Presidente, na ausência deste, vice-presidente o substitui;
ii - Vice-Presidente, na ausência deste, o Tesoureiro o substitui;
iii - Tesoureiro, na ausência deste, o Diretor de Esportes o substitui;
iv - Diretor de Esportes, na ausência deste, o membro escolhido o substitui;

b) Os membros da comissão organizadora da competição terão a responsabilidade de organizar a mesma e de zelar pelo bom andamento da competição, bem como, pela atualização dos resultados, pelo recolhimento das planilhas de anotações dos jogos e pela atribuição e controle das datas em que serão realizadas as rodadas da competição.

c) Caso ocorram divergências durante a competição, cabe à Comissão Organizadora resolvê-las, e se julgar necessário, solicitar auxílio ao Comitê de Apelação e Disciplinar, desde que alguma decisão da Comissão não seja o motivo da apelação. Neste caso, cabe exclusivamente ao Comitê de Apelação e Disciplinar decidir/resolver sobre/o assunto.


7. PREMIAÇÃO:

Troféus - aos campeões municipais 2012 das categorias: ABSOLUTO, FEMININO, SUB-12 e SUB-18 e ao segundo colocado geral na categoria ABSOLUTO;
Medalhas - do 3º ao 5º colocado da categoria ABSOLUTO; à vice-campeã e 3ª colocada na categoria FEMININO e ao vice-campeão e 3º colocado das categorias SUB-12 e SUB-18.

8. APOIO:

Colégio Montessori
Clube de Xadrez Montessori-CXMonte
Clube de Xadrez Carlina-CXCarlina
Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus
Clube Paulo Afonso-CPA
Paulo Afonso Xadrez Clube-PAXC


9. REALIZAÇÃO:

Liga de Xadrez Paulo Afonso-XPA

Por Valdimir Silva Devos